Prefeitura de Icém inaugura Centro de Castração e Vacinação "Helena Paixão"

A nova unidade tem como objetivo contribuir no combate às zoonoses e diminuir a população animal com o controle populacional ético.

Prefeitura de Icém inaugura Centro de Castração e Vacinação

Foi entregue pela prefeitura de Icém, o Centro de Castração e Vacinação "Helena Paixão", inaugurado nesta segunda-feira, 25 de outubro. A nova unidade tem como objetivo contribuir no combate às zoonoses e diminuir a população animal com o controle populacional ético.

O Centro de Castração é de grande relevância para a saúde pública, pois ao diminuir o número de animais na rua, consequentemente serão minimizados os acidentes com mordedura e problemas provenientes de diversas zoonoses.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Oscar Luiz, da vice-prefeita Cidinha Salisso, da prefeita de Nova Granada Dra. Tânia Yugar, dos familiares de Helena Paixão, vereadores, protetores da causa animal, autoridades, Leonardo, assessor do deputado estadual Alexandre Pereira e comunidade.

Ao se pronunciar o prefeito Oscar Luiz ressaltou que sempre apoiará a causa animal que também é uma questão de saúde pública. Dentre várias ações já realizadas destacou a importância do centro de castração de pequenos animais que oferecerá a castração gratuita.

Oscar não escondeu a satisfação em entregar esta obra que é a realização de um sonho de muitas pessoas que lutam pela causa e foi uma proposta da campanha do seu plano de governo.

"Esse é um momento importante porque uma das prioridades da nossa gestão é a saúde. E o controle das zoonoses, que são transmitidas dos animais aos seres humanos, podendo levar o paciente e o animal à morte, também precisa ser priorizada. Esse centro ocupa um espaço pequeno, mas terá ações muito grandes", afirmou o chefe do Executivo, ao fazer as considerações sobre a importância da castração para a saúde pública.

A vice-prefeita professora Cidinha Salisso, ressaltou que esse é um serviço inédito no setor público municipal e será oferecido gratuitamente. A iniciativa tem por objetivo realizar procedimentos cirúrgicos para o controle populacional dos caninos e felinos. Consequentemente, o projeto trará diminuição das zoonoses, refletindo em melhorias na saúde da população.