Prefeitura de Palestina promove ação e projetos de Bem Estar Animal

Em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Palestina o encontro reuniu vereadores e munícipes que apoiam a causa animal

Divulgação / Prefeitura de Palestina

Divulgação / Prefeitura de Palestina

A C√Ęmara Municipal de Palestina sediou o encontro que reuniu a Prefeitura de Palestina e a APROAP – Associa√ß√£o Protetora dos Animais de Palestina. Os assuntos tratados na reuni√£o foram desde nova Comiss√£o da APROAP, cria√ß√£o de uma Lei Municipal em prol aos Animais, orienta√ß√£o de guarda respons√°vel nas escolas municipais, promover a cria√ß√£o do registro do animal canino e felino, onde consta o nome e dados de seu dono e ainda outras a√ß√Ķes como mutir√£o de castra√ß√£o e vacina√ß√£o.

O trabalho da APROAP tem como objetivo de proteger e defender os animais de maus tratos, abandonos, explora√ß√£o e ofensa a integridade física dos animais, sejam eles domésticos ou trabalho e tra√ß√£o. A reuni√£o deixou claro a necessidade de conscientizar a popula√ß√£o que n√£o se deve jamais abandonar nenhum tipo de animal e sim cuidar do mesmo até toda a sua velhice.

Na reuni√£o esteve presente à atual presidente da APROAP – Deise Cristina Perini e a secret√°ria Dra. Gisele Paschoeto que juntas defenderam que a conscientiza√ß√£o é uma das melhores solu√ß√Ķes para os animais em situa√ß√£o de rua. Motivar os educadores a orientar os alunos desde a primeira inf√Ęncia a n√£o abandonar um animal e jamais deix√°-lo em condi√ß√Ķes de maus tratos, bem como acompanhar a vida do pet nos quesitos de limpeza, passeio e vacina. Além de defender a necessidade da cria√ß√£o de uma Lei municipal em prol aos animais.

A Enfermeira e Diretora Estratégica do SUS, Catarina da Silva Oliveira, esteve presente na reuni√£o representando o Gestor da Saúde Dr. Carlos Alberto Nacarato e, trouxe a informa√ß√£o de que o município vem buscando implantar o setor de Zoonose, para ter maior controle animal e realizar a vacina√ß√£o antirr√°bica de rotina e o projeto de castra√ß√£o, que é uma das prioridades do Prefeito Reinaldo Cunha. A Diretora contou ainda que o projeto de vacina√ß√£o mensal j√° saiu do papel e a primeira etapa acontece sem setembro.

A campanha vai acontecer no dia 29 de setembro na Pra√ßa Matriz de Palestina em dois hor√°rios das 8h00 às 11h00 e das 13h00 √°s 17h00. Para essa etapa o município recebeu 80 doses para vacina√ß√£o antirr√°bica, canina e felina, ser√° distribuído senhas para a vacina√ß√£o. Neste dia também ser√° aberto o cadastramento das f√™meas que necessitam de castra√ß√£o.