Rumores de variante do coronavírus em Nova Granada é Fake News

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Granada emitiu nota nesta tarde de quarta-feira, 25 de agosto, informando que está circulando boatos na cidade que existe a nova variante delta do coronavírus, inclusive com dois óbitos.

Segundo a SMS a notícia é falsa, ou seja, mais uma Fake News, já que foram feitos sequenciamentos de amostras positivas dos pacientes de Nova Granada enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, e não houve detecção de novas variantes.

A nota cita ainda que o jornal Diário da Região fez reportagem a respeito das cidades em que foram encontradas as variantes.

O texto diz: "A análise feita de forma randomizada, entre 1° de julho e 11 de agosto nas cidades de Bady Bassitt, Bálsamo, Catanduva, Cedral, Guapiaçu, Macaubal, Mirassol, Neves Paulista, Nova Aliança, Palestina, Tanabi, Uchoa, Urupês, Valentim Gentil, Votuporanga e São José do Rio Preto gerou 184 genomas completos. Entre as amostras do mês de agosto, quatro genomas foram classificados como B.1.617.2, isto é, a variante delta".

Dentre as cidades citadas, as mais próximas de Nova Granada são Palestina e São José do Rio Preto.