Sa√ļde Por engano!

Rio: servidora aplica vacina de poliomielite no lugar da de covid-19

Uma servidora da unidade admitiu ter se confundido no momento de separar os frascos.

Por NoroesteMais

20/08/2021 às 19:46:30 - Atualizado h√°

A Secretaria Municipal de Sa√ļde de S√£o Jo√£o da Barra, norte fluminense, informou que 44 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite no lugar da vacina contra a covid-19 da CoronaVac na tarde de ter√ßa-feira (17) na Unidade de Sa√ļde da Fam√≠lia da Nova S√£o Jo√£o da Barra, na sede do munic√≠pio. Uma servidora da unidade admitiu ter se confundido no momento de separar os frascos. Assim que percebeu o erro, ela suspendeu a aplica√ß√£o da vacina e comunicou ao setor respons√°vel.

Em nota, a Secretaria de Sa√ļde do munic√≠pio lamentou o ocorrido e informou que ser√° instaurado um processo administrativo para apurar o caso. A servidora, que é funcion√°ria de carreira da prefeitura, foi afastada até que a apura√ß√£o seja conclu√≠da. A nota informa ainda que o fato isolado n√£o prejudica o andamento da vacina√ß√£o no munic√≠pio, que segue avan√ßada e est√° na faixa de idade a partir de 21 anos.

"No total são 37.648 vacinas aplicadas, sendo 25.485 na primeira dose e 12.163 na imunização concluída. Na população acima de 18 anos, a campanha de imunização corresponde a 90,5% com a primeira dose e 43,2% no esquema vacinal completo", informou a secretaria.

As equipes responsáveis pela imunização entraram em contato com todas as pessoas que tomaram a vacina contra a poliomielite, com idades entre 21 e 44 anos. A secretaria fez o reagendamento para daqui a 15 dias, tanto para quem estava agendado para a primeira quanto para a segunda dose do imunizante.

A Secretaria de Sa√ļde informou que a vacina contra a poliomielite n√£o possui efeitos colaterais. Ela é aplicada em crian√ßas e n√£o h√° necessidade de aplica√ß√£o em adultos, somente em casos de deslocamento para pa√≠ses com surto da doen√ßa. A vacina também n√£o tem contraindica√ß√Ķes para lactantes.

"A vacina aplicada de poliomielite inativada n√£o causa nenhum malef√≠cio ao paciente adulto, inclusive é aplicada nos pacientes que v√£o viajar para √°reas end√™micas", disse o médico infectologista da rede municipal de Sa√ļde de S√£o Jo√£o da Barra, Renato Sodré.

A Secretaria Municipal de Sa√ļde do munic√≠pio vai solicitar ao governo do Estado a reposi√ß√£o de doses da vacina contra a paralisia infantil.

Comunicar erro
Noroeste Mais

© 2022 Portal NoroesteMais - CNPJ 36.863.438/0001-40 | Todos os direitos reservados

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Noroeste Mais