Muitas vezes as pessoas esperam coisas excessivas dos outros e muitas vezes não querem fazer nada pelo próximo

Por: Ana Cláudia Bahia

Vira e mexe aparece alguma discussão nas redes sociais, muitas vezes são questionamentos até meio bobos que são levantados, principalmente no Twitter, que é uma rede social em que os usuários ativos falam bastante.

Tenho notado cada vez mais que muito dos questionamentos tem fundo em expectativas de que as pessoas sempre tem a obrigação de fazer algo por você, ou de que você não é obrigado a dar o mínimo de atenção para os outros.

A questão é que o tempo todo vemos as pessoas esperando que os outros façam coisas que não tem a mínima obrigação, como se todos tivessem que sempre fazer algo por ela. Em contraponto, também vemos gente que se exime de toda e qualquer obrigação sempre, que acha que nunca precisam fazer nada pelo próximo.

Ambas as coisas me parecem frutos do individualismo e do egoísmo, é o sempre esperar pelo os outros fazerem por você e o sempre achar que nada precisa fazer pelos outros. Em uma sociedade que foca muito no "eu", não é surpresa esse tipo de pensamento ser cultivado, no fundo muitos perderam ou nunca tiveram o senso de comunidade e coletivo e/ou tem uma visão muito deturpada do que os outros tem que fazer.